Bonecas da Mari

Bonecas da Mari


BONECAS e AFINS



Somos bonecas muito amadas... feitas com tecido de algodão, enchimento acrílico e muito carinho.

Para crianças grandes e pequenas, de todas as idades.

Para brincar, enfeitar, colecionar e amar...


Ficamos muito contentes com a sua visita, e ficaremos ainda mais felizes se deixar um comentário...



E-mail para contato: estelasiq2@gmail.com



Somos bonecas inspiradas na Tilda, boneca criada por Tone Finnanger e nas Bonecas de Pano Nordestinas, que amamos de paixão.

sábado, 14 de maio de 2011

Fazendo bonecas de pano


Pra fazer bonecas de pano é preciso, em primeiro lugar, amar muuuuito bonecas - escolher o material certo, seguir a intuição ou o passo a passo de uma revista.
Consultar revistas sobre o assunto é muito bom, pois elas nos dão várias dicas e boas idéias para fazer as nossas bonecas e ainda tem moldes.


Estes são os materiais básicos para se começar:
- Máquina de costura, tesoura, lápis, molde, plumante, linhas, agulhas, alfinetes, cola, lãs, palito de churrasco, caneta para tecido, tecidos, aviamentos diversos, como: fitas, fitilhos, sianinhas, rendas, passamanarias, florzinhas e lacinhos, botões, lantejoulas, vidrilhos, canutilhos e tudo que puder enfeitar a roupinha da nossa boneca...
- Para costurar as bonecas a linha mais indicada é a de poliéster. A linha para bordar serve para fazer pespontos, prender as roupas nas bonecas ou compor detalhes. Para pregar as partes da boneca, a melhor é a linha 10 que é forte e mais resistente.
- É bom ter agulhas de várias tamanhos e uma almofadinha para elas e os alfinetes.
- A cola mais indicada é a cola quente que serve para colar os cabelos, os lacinhos, florzinhas, botões. Quem não se ajeitar com a cola quente pode usar a cola branca especial para tecidos (só demora mais a secar) ou costurar à mão.
- Um palito de churrasco vai ajudar na hora de virar as peças e encher com o plumante.
- Os tecidos mais indicados são os de puro algodão.
Os lisos para o corpo da boneca. Os de cor branca, bege, rosa, preta e marrom são os mais convencionais, mas nada impede que façamos uma boneca azul, vermelha ou laranja, afinal o mundo das bonecas é o Mundo da Fantasia e da Imaginação.

- Para as roupinhas, tecidos lisos e estampados combinados ou não, quanto mais variados e alegres, mais bonitas ficarão. Para vestidos de festa, tecidos mais vistosos e vaporosos como o tule, cetim, tafetá, etc.

- Para os cabelos podemos usar lãs mais finas ou mais grossas como as de tapeçaria ou também podemos usar outros fios como linhas para crochê, barbante, sisal, juta, etc.

- Para pintar a carinha da boneca vamos usar caneta própria pra tecido nas cores preta para os olhos e vermelha para a boca, podemos espalhar um pouco de blush nas faces com um pincel ou com as pontas dos dedos, para ficar mais alegre,
Uma caneta mágica ajuda muito na hora de desenhar a carinha, pois se der errado é só esperar o tempo pra sumir o risco e fazer de novo e então cobrir com a caneta permanente. A caneta mágica, para quem não sabe, é feita com uma tinta especial que fica só por um tempo e depois some. Existem vários tipos que variam no tempo que leva para sumir a tinta.

E então, que tal começar agora mesmo a fazer uma boneca!

13 comentários:

  1. Oi querida Estela ficou muito bom este poster adorei a bonequinha, muito fofa beijos e um lindo domingo Leila

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, lindo trabalho, as bonecas ficam perfeitas. Parabéns. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Meri,passei pra te desejar uma boa noite,lindo o vestidinho!

    ResponderExcluir
  4. Quanta coisa ! Esqueci dos botões rsssssss...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. oi também adoro bonecas e as suas estão maravilhosas, vou tentar fazer uma , obrigada pela visita bjs boa semana

    ResponderExcluir
  6. Estelinha admiro muito seu trabalho e todo capricho com que faz tudo.

    Eu olho e aprecio, mas não tenho esse dom.
    Parabéns minha amiga artista.

    besitos de saudade

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida, estou aproveitando tirei esses dias de folga ai já viu 3 anos que não tenho folga só na segunda , vim aqui ver um pouquinho beijinho pra vc e pro blog com muito carinho Leila agora vou na madrinha do meu e vou no outro afilhado bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari.
    Suas bonecas são muito bonitas.
    Vou aguardar para ver a que voce vai fazer.
    Bom fim de semana para voce.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia minha querida vim agradecer sua presença no café virtual aquilo que falei da sobrinha do meu marido, quando ela disse que tinha tomado um café virtual eu fiquei opensando meu Deus, acho que agora será sempr assim nimguém tem tempo bjssssssssssss uma linda semana Leila

    ResponderExcluir
  10. Oi querida tem muita gente desanimada eu sempre vou deixo recado não tenho retorno, mas sempre tem gente querendo um pouquinho de atenção a Beth tem uma que está precisando de visitas, na barra lateral do meu blog tem um monte de gente bjssssssssssssse obrigada

    ResponderExcluir
  11. Hola amiga, te he conocido a través del blog de Jacque.
    Que maravilla de muñecas !!! mil felicitaciones porque son realmente bellísimas.
    Saludos desde España.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelas dicas e sugestões.Gosto de artesanato e agora com suas dicas vou aprender a fazer bonecas e quem sabe agradar a mim , as crianças e quem sabe obter lucros com a venda de alguma??!!!

    ResponderExcluir